Um toque de mestre em seu projeto de paisagismo.
Um caramanchão é muito bem vindo quando se trata de decoração da área externa; pode reutilizar madeiras de demolições aparelhadas ou eucalipto de reflorestamento se preferir mais rústico.
Para acompanhar esse madeiramento aconselho utilizar plantas trepadeiras tipo:
Ipomeia-rubra (Ipomoea horsfalliae
Sete-léguas (Podranea ricasoliana) – perfeita para climas úmidos e quentes, é uma trepadeira lenhosa e como tal, requer amarração e direcionamento. Com folhas verde-brilhante e flores com tom rosa, deixam a área onde se fixa bem sombreada, mas exige firmeza das estacas. Indicados para pérgolas e caramanchões bem resistentes. Precisa de sol pleno e solo fértil.
Clerodendro-vermelho (Clerodendron splendens) – se o clima em sua região é ameno sem sofrer geadas, esta trepadeira semi-lenhosa é uma bela e vistosa opção. De crescimento lento e que necessita de direcionamento e amarrio, tem folhas pequenas e ovais com lindas inflorescências vermelhas que brotam no inverno. Crescem melhor a sol pleno.
Madressilva (Lonicera japonica) – assim como o clerodendro-vermelho, esta trepadeira é ideal para climas mais frios. Pertence à espécie dos chamados caules torcidos, que crescem rapidamente. Suas flores são delicadas amostras brancas e amarelas perfumadas. Pergolados adquirem um ar delicado quando enfeitadas com madressilvas. Assim como suas irmãs trepadeiras, cresce sob sol pleno e em solo com boa adubação orgânica.
Créditos:
Caramanchão: http://alfredojunior.wordpress.com/2012/08/28/casa-decoracao-caramanchao/
Fotos e texto: http://jardinagemepaisagismo.com/trepadeiras-para-pergolados-e-caramanchoes.html